E-inconsciente
Conexão, Conhecimento e Clínica Digital

A Psicanálise no mundo digital

O primeiro passo é fazer parte do mundo digital, estar conectado, abrir as portas do saber, disponibilizar informação e conhecimento. Desejamos abrir uma dimensão para o entendimento desta disciplina que é misteriosa, intrigante e fascinante, buscando acima de tudo, um jeito de torná-la mais próxima das nossas vidas. 

É muito simples ...

Aqui você encontra

Trabalho constante

QUESTÕES

Definições de algumas das princiais questões levantades pela Psicanálise Freudiana e Lacaniana.

INFORMAÇÃO

Indicação sobre as escolas de Psicanálise, formações analíticas, caminhos disponíveis para construção deste saber.

Fundamentos ...

Portal

Toda vez que ocorrem mudanças significativas nas forças materiais de produção, surge uma abertura de uma espécie de portal, que pode conduzir a sociedade em vários caminhos de possibilidades. Estamos passando por um momento desta natureza, onde as inovações tecnológicas e econômicas produzem impactos, não somente nas formas em que o capital e o trabalho são associados, mas em todas as relações estabelecidas pela sociedade.  Em um período de transição de elevada magnitude, as superestruturas são convidadas a retornar aos seus fundamentos básicos, reconstituindo as questões, desde suas problemáticas mais elementares e revisitando a própria essencia do saber constituído. 

Nossa proposta é reconstruir as questões fundamentais ...

Encontre as questões fundamentais ....

e as respostas aparecerão em um passe de mágica !!!


Nossa proposta de trabalho será captar algumas questões essenciais da Psicanálise, através de um esforço contínuo de revisitar os principais textos, com uma preocupação especial em encontrar as questões que estavam por trás dos conceitos. 

Acreditamos que as questões são os verdadeiros veículos para a construção do saber e que através delas é possível, não apenas reconstruir o caminho histórico que a Psicanálise foi produzida pelos seus mestres, mas obter melhor entendimento dos desafios impostos pela transformação atual da sociedade. 

A Construção

Clínica Digital 

Nossa segunda proposta é a produção de uma Clínica Digital. Desejamos indicar Psicanalistas de todo país, dispostos a fazer um trabalho sério, responsável e criterioso, através dos meios digitais.  Nossa proposição é que esse trabalho seja limitado apenas ao uso de ferramentas do tipo skype, com duração e reguaridades semelhantes ao processo analítico e clínico presencial.

A clínica digital é uma ferramenta que viabiliza sessões de psicanálise para algumas situações que não poderiam acontecer no passado, como por exemplo, pessoas que residem a uma longa distância dos centros urbanos, profissionais que possuem dificuldade de estabelecer um compromisso local, por trabalhar em diferentes cidades, países ou qualquer outra situação física, logística e temporal. Sendo assim, a utilização da ferramenta não veio para substituir uma análise tradicional, mas oferecer uma opção quando existem limitações para um trabalho presencial.

Informação

Divulgar o conhecimento, para além do núcleo... 

Como acontece a formação do Psicanalista? Até que ponto a Psicanálise poderia ser conhecida pelos outros saberes, profissionais e pessoas com diferentes formações? É possível explicar os principais conceitos de Psicanálise, para não Psicanalistas, sem grandes prejuízos para a essência deste saber? Onde os Psicanlistas são formados? Por que os Psicanlistas não possuem diplomas? 

Quer saber mais?